segunda-feira, 6 de abril de 2020

Baixe Roteiro das Vésperas e Terço Divino Redentor em Família


Nesta segunda-feira santa a Paróquia Santa Rita de Cássia propõe dois momentos de oração importantes, trata-se do Terço Divino Redentor em família às 17h e a oração das Vésperas às 18h.


O que é a Liturgia das Horas?

"Na Liturgia das Horas, efetua-se a santificação do homem e presta-se culto a Deus, de tal maneira que nela se estabelece uma espécie de intercâmbio ou diálogo entre Deus e os homens pelo qual Deus fala ao seu povo... e o povo responde a Deus, com cantos e orações" (IGLH 14)

A liturgia das Horas propõe uma espiritualidade que busca santificar o dia com a recitação das horas canônicas, louvando a Deus através dos salmos, isso nos exige um silêncio interior à medida em que através da salmodia torna-se possível identificar com o louvor, a súplica, ou angústia do salmista. Deste modo, os salmos ensina-nos a rezar como convém, a elevar a Deus a nossa voz, as realidades que estamos vivendo. Os salmos são exemplos de como devemos orar. A liturgia das horas nos ensina através dos salmos que a cada hora do dia é diferente as "exigências" de nossa oração. Neste sentido, a liturgia das horas se subdivide em cinco/sete horas canônicas são elas: o ofício das leituras que é para ser rezado de madrugada, contudo, pode também ser rezado ao longo do dia; as laudes que é a oração da manhã esta oração esta marcada pelo louvor a Deus e pela gratidão da vida recebida; a hora média que se desdobra em mais três: tércia próximo das 9h, sexta, próximo  às 12h e noa, próximo das 15h. Elas podem ser recitadas como sendo uma só, para não multiplica demasiadamente; as Vésperas que é a oração da tarde, a qual rezaremos juntos hoje pelos meios de comunicação de nossa paróquia, esta oração reza-se dois salmos e um hino do antigo testamento, e recita-se ainda nesta hora o Magnificat, o cântico de Nossa Senhora.

Celebram-se à tarde, ao declinar do dia «a fim de agradecermos tudo quanto neste dia nos foi dado e ainda o bem que nós próprios tenhamos feito». Com esta oração, que fazemos subir «como incenso na presença do Senhor» e em que o «erguer das nossas mãos é como o sacrifício vespertino», recordamos também a obra da Redenção. (Instrução Geral da Liturgia das Horas n. 39)

E por fim, as Completas trata-se da última oração do dia, é rezado antes de dormir, nela está presente o louvor a Deus pelo labor de todo o dia, o exame de consciência, o pedido de perdão pelos pecados cometidos e a súplica para que Deus nos conceda um novo dia. É importante lembrar que a Liturgia das Horas é uma oração que deve ser recitada por todos os fiéis, embora sacerdotes e religiosos sejam obrigados a rezá-la não é uma oração exclusiva deles mas uma oração para a recitação e santificação de todo povo de Deus. O Concílio Vaticano II incentivou que os padres rezassem a Liturgia das Horas junto com a Comunidade a fim de suscitar nela o desejo por esse grande tesoura da espiritualidade cristã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário