![]() |
Imagem: br.freepik.com |
Neste domingo, 26 de abril, celebramos o terceiro domingo da Páscoa. Baixe o roteiro e celebre em família a alegria da Ressurreição de Cristo.
“Durante o Sábado Santo a Igreja permanece junto do sepulcro do Senhor, meditando a sua paixão e morte, a sua descida aos infernos, e esperando na oração e no jejum a sua ressurreição” (Carta Circular Paschalis Sollemnitatis, sobre a Preparação e Celebração das Festas Pascais, n. 73).
“Segundo uma antiquíssima tradição, esta noite é ‘em honra do Senhor’, e a vigília que nela se celebra, comemorando a noite santa em que o Senhor ressuscitou, deve ser considerada como ‘mãe de todas as santas vigílias” (Carta Circular Paschalis Sollemnitatis, sobre a Preparação e Celebração das Festas Pascais, n. 77).
"Amou-nos até o fim" (cf. Jo 13,1)
"Na Liturgia das Horas, efetua-se a santificação do homem e presta-se culto a Deus, de tal maneira que nela se estabelece uma espécie de intercâmbio ou diálogo entre Deus e os homens pelo qual Deus fala ao seu povo... e o povo responde a Deus, com cantos e orações" (IGLH 14)
Celebram-se à tarde, ao declinar do dia «a fim de agradecermos tudo quanto neste dia nos foi dado e ainda o bem que nós próprios tenhamos feito». Com esta oração, que fazemos subir «como incenso na presença do Senhor» e em que o «erguer das nossas mãos é como o sacrifício vespertino», recordamos também a obra da Redenção. (Instrução Geral da Liturgia das Horas n. 39)