segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Cura e Libertação em Ubaí

                    I RETIRO DE CURA E LIBERTAÇÃO

"Por suas chagas fomos Curados." Isaías 53,4-5
  Aconteceu neste final de semana, 17 e 18 de setembro, o I Retiro de Cura e Libertação em nossa Paróquia Santa Rita de Cássia em Ubaí - MG, o evento que foi um sucesso, reuniu mais de 300 pessoas para clamar por Cura e Libertação em suas vidas, durante todo o retiro várias curas e libertações tanto físicas quanto espirituais foram testemunhadas de modo oportuno. O evento contou com a presença dos pregadores Jefferson Maria da Comunidade Missionária Anunciai, Yuri Oliveira da Missão Firmes na Rocha, Pedro Barros da Missão Eu prefiro o Paraíso, Herbert Geovany da Missão Novo Céu, e também a Banda Missionários Alegrai-vos que juntos não mediram esforços para que a palavra de Deus fosse anunciada, nosso sincero agradecimento. "Como foi difícil toda a organização deste retiro, quantas batalhas, Deus realizou o impossível para que esse retiro acontecesse, Deus realizou o impossível para que você estivesse aqui nestes dois dias.", disse o Padre Adão na Santa Missa de encerramento.

Pastoral da Comunicação
Paróquia Santa Rita de Cássia, Ubaí - MG

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Ser um jovem de Deus

A NECESSIDADE DA EVANGELIZAÇÃO DA JUVENTUDE
              "A Igreja só será jovem quando o jovem for Igreja." São João Paulo II



    A evangelização mais do que nunca se faz necessária, num mundo atual onde tudo se corrompe, muitos jovens perderam seus valores, muitos encontraram seu "consolo" nas bebidas, drogas, prostituição... Existe jovens que nem se lembram mais de Deus, diante disso, a Igreja nos pede mais compromisso com a evangelização, pois o mundo carece de uma Igreja em saída , "Não quero uma Igreja tranquila, quero uma Igreja missionária.", nos diz Papa Francisco, falando da urgente necessidade da Igreja evangelizar; é preciso ir ao encontro destes e apresentá-los uma realidade de esperança que é ser um jovem de Deus. Numa das vindas de Bento XVI ao Brasil ele disse que a Juventude é o rosto jovem da Igreja, Papa Francisco nos vem dizer que para evangelizar um jovem, nada melhor que um outro jovem.
 Neste domingo, 04 de setembro, os jovens do Grupo de Jovens IAC de nossa Paróquia foram ao encontro de outros jovens, fizeram uma missão na cidade de Ponto Chique - MG Juntamente com Jovens do Grupo de Jovens Adoradores da Paróquia Senhora Sant'Ana.

  Confira agora um pouquinho do que aconteceu por lá:























quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Setembro, mês da Bíblia



 Setembro é o mês da Bíblia. Este mês foi escolhido pela Igreja porque no dia 30 de setembro é dia de São Jerônimo (ele nasceu no ano de 340 e faleceu em 420 dC). São Jerônimo foi um grande biblista e foi ele quem traduziu a Bíblia dos originais (hebraico e grego) para o latim, que naquela época era a língua falada no mundo e usada na liturgia da Igreja.
São Jerônimo
         "Desconhecer as Escrituras é desconhecer o próprio Cristo." 
                                          São Jerônimo

 A Bíblia é hoje o único livro que está traduzido em praticamente todas as línguas do mundo e que está em quase todas as casas. Serve de “alimento espiritual” para a Igreja e para as pessoas e ajuda o povo de Deus na sua caminhada em busca de construir um mundo melhor.
“Toda Escritura é inspirada por Deus e é útil para ensinar, para argumentar, para corrigir, para educar conforme a justiça” (2Tm 3,16). A Bíblia foi escrita por pessoas chamadas e escolhidas por Deus e que foram inspiradas através do Espírito Santo. Ela revela o projeto de Deus para o mundo; serve para que todos possamos crescer na fé e levar uma vida de acordo com o projeto de Deus. Por isso, ela é a grande “Carta de Amor” de Deus à Humanidade. A Palavra de Deus nos revela o rosto de Deus e seu mistério. Ela é a história do Deus que caminhou com seu povo e do povo que caminhou com seu Deus. A Bíblia tem uma longa história, desde nossos pais e mães da fé (Abraão e Sara, Isaac e Rebeca, Jacó Lia e Raquel) passando por Moisés, pelos Profetas, até a vinda do Messias, e por fim a morte do último dos Doze Apóstolos quando foi escrito o último livro da Bíblia (o Apocalipse, escrito no final do I século). A Palavra de Deus demorou em torno de dois mil anos para ser escrita. Muitas pessoas fizeram parte desta história: homens, mulheres, crianças, jovens, anciãos... Por isso, podemos dizer que a Bíblia é um livro feito em mutirão.
Passaram-se os tempos, os anos, mudaram muitas coisas, impérios cresceram e caíram, tantas idéias foram superadas, mas a Palavra de Deus continua “viva e eficaz” (Hb 4,12), pois “ela permanece para sempre” (1Pd 1,25). Embora o mundo busca outros caminhos, sempre existiram pessoas e comunidades que foram fiéis, que buscaram nas Palavras Sagradas a fonte para sua inspiração, para continuar vivendo e realizando o projeto de Deus.
Mais do que história, a Bíblia é portadora de uma mensagem. Ela é capaz de denunciar e anunciar. Ela denuncia as injustiças, os pecados, as situações desumanas, de pobreza, exploração e exclusão em que vivem tantos irmãos nossos. Foi isso que fizeram os Profetas e também Jesus Cristo em algumas ocasiões, pois toda situação de injustiça e pecado é contrária ao projeto de Deus. Mas a Bíblia é, sobretudo, um livro de anúncio. Ela proclama a boa notícia vinda de Deus: Ele nos ama e nos quer bem! Ele é o Deus que caminha conosco, que está ao nosso lado e nos dá força e coragem! Foi Deus que enviou ao mundo seu Filho Jesus Cristo. Ele veio nos trazer a Boa Notícia do Reino; veio nos trazer a Salvação, o perdão dos pecados. É através da fé em Jesus Cristo que nos tornamos filhos de Deus.
Na Bíblia encontramos textos para as diversas situações da vida. Ela ajuda a fortalecer a nossa fé; é útil na nossa formação, nos momentos de crises e dificuldades, na dor, na doença ou na alegria… Para todas as realidades encontramos textos apropriados.
Todos podemos e devemos ler, estudar e conhecer a Palavra de Deus. É certo que na Bíblia encontramos alguns textos difíceis. A Bíblia mesmo diz isso (veja 2Pd 3,16¸ At 8,30-31; Dn 9,2; etc). Certas passagens foram escritas dentro de uma realidade diferente da nossa. Precisam ser interpretadas e atualizadas. Por isso, quando não entendemos um texto, é melhor passar adiante, buscar outra passagem. O Pe. Zezinho nos ensina cantando: “Dai-me a palavra certa, na hora certa, do jeito certo e pra pessoa certa”. É recomendável fazer um curso, uma Escola Bíblica ou estudar em grupos. Tudo isso ajuda a entender melhor a Bíblia.
Na verdade, todo mês devia ser Mês da Bíblia; todo dia devia ser Dia da Bíblia. Por isso, a Bíblia não pode ser apenas um ornamento em nossa casa. A Palavra de Deus deve ser o nosso alimento de cada dia e buscar nela o sustento para a nossa vida.
Termino lembrando um texto bonito de São Paulo: “Tudo o que se escreveu no passado foi para o nosso ensinamento que foi escrito, afim de que, pela perseverança e consolação, que nos dão as Escrituras, tenhamos esperança” (Rm 15,4). Que neste mês da Bíblia, a Palavra que vem da boca de Deus nos anime, dê força e coragem e com isso sejamos cristãos da Esperança!
Alguns conselhos práticos para quem quer ler, conhecer e viver segundo a Bíblia:
  • 1) Pedir sempre ajuda ao Espírito Santo, isto é, iniciar sempre com uma oração;
  • 2) Começar pelos livros e textos mais fáceis, ou seja, os Evangelhos, Atos dos Apóstolos…;
  • 3) Ler e meditar um texto por dia (não é a quantidade que importa, mas a qualidade);
  • 4) Procurar descobrir o contexto em que o texto foi escrito, ou seja: por que e para quem o texto foi escrito;
  • 5) Anotar na sua Bíblia os textos que mais chamam a atenção;
  • 6) Quando encontrar textos difíceis, passar adiante, deixar estes textos para quando participar de um curso ou quando encontrar pessoas que podem ajudar a explicar;
  • 7) Atualizar o texto para hoje: colocá-lo em prática na vida. Celebrar e rezar a Bíblia e a vida. Viver a Palavra!