domingo, 31 de julho de 2016

Papa Francisco aos Jovens: Trocar o sofá por sapatos e mudar o mundo

“Para mudar o mundo é preciso sair do sofá” (Papa Francisco)
                         (31 de julho de 2016 JMJ Cracóvia)

O diálogo improvisado do Papa Francisco com os jovens na Vigília da Jornada Mundial da Juventude em Cravóvia

Existem realidades que nós não entendemos porque as vemos apenas através da tela do celular ou computador.
Alegria de sofá?
Acreditamos que precisamos de um bom sofá para ser felizes. Um sofá que nos ajude a ficar confortáveis, em paz, bem e seguros.
Jesus não é o Senhor do conforto (…). Para seguir Jesus (…) você precisa decidir trocar o sofá por um par de sapatos que ajude a caminhar por estradas nunca imaginadas.
Nós não viemos ao mundo (…) para fazer da vida um sofá que nos ajuder a dormir. Mas o oposto, viemos para fazer a diferença.
Deus espera algo de você. Deus quer algo que venha de você. Deus está esperando por você. Ele quer que suas mãos continuem a construir o mundo de hoje.
Ter a coragem de nos ensinar que é mais fácil construir pontes do que erguer muros!
Façam isso aqui agora. Construam esta ponte inicial dando-se as mãos.
Nossa resposta para este mundo em guerra tem um nome: chama-se fraternidade.
Jesus o convida a deixar para trás os caminhos de separação, divisão e falta de sentido.
Vocês estão prontos?
Sim!

segunda-feira, 25 de julho de 2016

Educação Cristã de pais para filhos

PAIS CRISTÃOS FORMAM FILHOS CRISTÃOS, SENDO ASSIM, FORMAM BONS FILHOS!

Foto tirada no ENCONTRO DE EVANGELIZAÇÃO PARA CRIANÇAS em nossa Paróquia
Sim pais, há extrema necessidade de evangelizar seus filhos, mais que levá-lo a catequese, é necessário que falem de Deus para seus filhos, sejam os primeiros a desejarem que seus filhos ouça a palavra de Deus, sejam os primeiros a falar de Deus para seus filhos. pais Cristãos formam filhos Cristãos, sendo assim, formam bons filhos.
Muitos pais tem dificuldade em falar de Deus para seus filhos, não tem tempo, não sabem como falar ou desconhece a necessidade disso e assim acabam por não fazer.Te digo, se tem algo que seu filho precisa saber é sobre Deus.Tem necessidade sim!

“Estas palavras que hoje te ordeno têm de estar sobre o teu coração; e tens de inculcá-las a teu filho, e tens de falar delas sentado na tua casa e andando pela estrada, e ao deitar-te e ao levantar-te.” — DEUTERONÔMIO 6:6, 7

Muitas vezes os pais falam de "super heróis", leem histórias em quadrinhos, e se esquecem daquele que é o princípio de tudo. É preciso contar para seus filhos que um dia Deus nos enviou o seu Herói único para morrer numa cruz e nos salvar (Mt 27, 22-26), é necessário ler a palavra de Deus para seus filhos, ela que é lâmpada para nossos pés (Sl 119,105). Um filho educado na fé Cristã será consequentemente um bom filho, pois os ensinamentos de Deus é para que nos tornemos santos e ser santo é ser bom.

Texto por: Messias Pereira

A SEGUIR, FOTOS DO ENCONTRO DE EVANGELIZAÇÃO PARA CRIANÇAS, REALIZADO DOMINGO PELO GRUPO DE JOVENS IAC :







S


História de São Cristóvão







Hoje 25 de Julho é comemorado o dia do padroeiro dos motoristas e viajantes, São Cristóvão. Mas você sabe porque ele tem esse título? O nome Cristovão não é o seu nome de batismo e carrega o significado de “condutor de Cristo” além de também representar uma das devoções mais populares e antigas da Igreja Católica e do Brasil.

História

Seu verdadeiro nome era Réprobo e pouco se sabe sobre a sua origem. Diz-se que ele era um homem muito alto, forte, da linhagem Cananéia e por conta disso, sua profissão era ser um guerreiro. Graças ao seu porte físico, não havia um que o vencesse. Sua presença quase sempre era sinônimo de vitória.

Mas algo um dia perturbou a mente de Cristovão. Enquanto servia o Rei de Canaã, se deu conta que ele deveria trabalhar para o maior rei de todos, o mais poderoso, e saiu em busca dessa figura. Encontrou um rei mais forte e passou a servi-lo.

Em uma das festas do reino, durante uma festa, algumas cantigas e canções estavam sendo cantadas para o rei e continham em sua letra citações ao demônio. Toda vez que era citado, o rei fazia o Sinal da Cruz. Intrigado, Cristovão perguntou ao rei do que se tratava aquele sinal e ele disse que era uma proteção contra qualquer má intenção ou coisas ruins vindas daquela figura. Sendo assim, Cristovão concluiu que o demônio era mais poderoso que o rei e por isso devia servi-lo.

Saiu em mais uma jornada atrás de seu novo “mestre” e durante sua caminada por um deserto o encontrou. Enquanto caminhavam juntos, Cristovão notou que o demônio ao avistar uma cruz, desvio o caminho e percorreu uma distância muito maior afim de não passar perto dela. Cristovão, intrigado, questionou o demônio que confessou: “Houve um homem chamado Jesus Cristo que, por meio de Sua morte na Cruz, trouxe a salvação para a humanidade, e quando vejo Seu sinal, fico apavorado e fujo dele”. 

Na mesma hora, Cristovão entendeu que era a Jesus Cristo era mais poderoso e por isso saiu em uma busca incansável ao seu novo Senhor. Durante a caminhada, encontrou um senhor e perguntou como poderia encontrar Jesus Cristo. O velho eremita disse que ele deveria jejuar e orar, mas Cristovão disse que não seria possível. Sendo assim, o eremita pediu que ele se instalasse a beira de um rio que existia ali perto, de travessia dificil, para ajudar a todos que quisessem passar por ele e por amor a Jesus Cristo iniciou a sua missão.

Dia e noite ajudava as pessoas a atravessar o rio, até que em uma noite escutou uma criança chamá-lo para ajudá-la a atravessar a margem do rio. Cristovão colocou a criança nos ombros e iniciou a travessia. A criança era tão pesada que Cristovão, mesmo forte, temeu se afogar e por várias vezes pensou estar carregando o mundo nas costas. Ao deixar a criança do outro lado do rio, comentou sobre o seu peso e eis que teve a sua revelação: “Bom homem, respondeu-lhe o menino, não te espantes, pois não só carregaste o mundo inteiro como também o dono do mundo. Eu sou Jesus Cristo, o Rei que estás a servir neste mundo, e, para que saibas que digo a verdade, põe teu cajado no chão junto à tua casa e amanhã verás que ele estará coberto de flores e de frutos”.

O milagre do cajado de São Cristovão

Depois desse dia, Cristovão partiu para Lícia ao encontro de cristãos que estavam presos. Quando foi descoberto, apanhou muito de seus perseguidores e quando todos achavam que ele seria derrotado, jogou o seu cajado no chão pedindo a Jesus Cristo que o florisse novamente. E assim aconteceu, diante de mais de 8 mil pessoas.

Imediatamente Cristovão foi levado ao rei, que tentou de todas as maneiras fazer com que desistisse e renunciasse a sua fé mas ele permanceu inabalável. Sua fé era tão forte quanto o seu corpo. O rei ainda tentou fazê-lo pecar, mas foi em vão. Depois de várias tentativas, o rei mandou executá-lo e Cristovão morreu decapitado.

Após esse episódio, a fama de Cristovão espalhou-se muito rapidamente atingindo assim mais e mais devotos ao longo do mundo.

O padroeiro dos motoristas

Após o episódio da criança no rio, Réprobo assumiu o nome de Cristovão (carregador de Cristo) e por isso é considerado o padroeiro dos motoristas, condutores e viajantes já que um dia carregou o menino Jesus nos ombros.
Sua imagem representa exatamente esse momento: o menino Jesus em seus ombros e o cajado na mão. 

Oração à São Cristóvão

Dai-me, Senhor, firmeza e vigilância no volante para que eu chegue ao meu destino sem acidentes.
Protegei os que viajam, a todos, e a dirigir com prudência, e que eu descubra vossa presença na natureza, nas rodovias, nas ruas, nas criaturas, e em tudo aquilo que me rodeia. 
São Cristóvão, protegei-me e ajudai-me nas minhas idas e vindas a saber viver com alegria, agora e sempre. 
Amém!

quarta-feira, 20 de julho de 2016

ENCONTRO DE EVANGELIZAÇÃO PARA CRIANÇAS , NESTE DOMINGO 24 DE JULHO


   
   ENCONTRO DE EVANGELIZAÇÃO
                     PARA CRIANÇAS

Neste domingo 24/07 ás 09:00 h da manhã, acontecerá ENCONTRO DE EVANGELIZAÇÃO voltado para as crianças de nossa paróquia, teremos muitas brincadeiras, catequese, diversão e muito mais, traga seu filho para participar conosco!
Realização: Grupo de Jovens IAC -
Paróquia Santa Rita de Cássia



quinta-feira, 14 de julho de 2016

SER IGREJA É SER SOLIDÁRIO


SERVIR A IGREJA É SERVIR
AO PRÓPRIO CRISTO
O Evangelho em si é solidário, somos todos chamados a nos assemelhar ao Cristo, Ele que veio para Servir ( Mc 10,45). Devemos olhar para a Igreja não como uma simples instituição, o papel da Igreja é grandioso, uma obra não natural, mas sobrenatural, pois foi fundada por um Deus (Mt 16,18), somos chamados a nos assemelhar a esse Deus que serve, que vai ao encontro dos pequeninos nos chamando a fazer o mesmo. Cuidemo-nos para que não desprezemos esse Deus escondido nos pequeninos (necessitados); esforcemos para servir a todos, sabendo que servimos o próprio Cristo, pois Ele declara: "Todas as vezes que deixastes de fazer isso a um destes pequeninos, foi a mim que deixastes de fazer". (Mt 25,45).
Sejamos Evangelho encarnado, sejamos caridade na vida dos irmão e agradáveis aos olhos de Deus, pois Ele nos olha nas boas ou más açoes. A paz de Cristo e o amor de Maria!